Douro Valley Trip to Pinhão by Train

Covelinhas
Avançando pelo Vale do Douro, chegamos a Covelinhas, onde a vida gira em torno do cuidado com as uvas, exultando a tão esperada vindima. Covelinhas é um testemunho do legado do tempo, uma vez que os antigos castros desta aldeia foram construídos por volta de 202 a.C., altura em que os romanos começaram a fortificar as cidades para se defenderem dos seus inimigos. Já no início da monarquia portuguesa, Covelinhas tinha importância regional, de tal forma que D. Afonso Henriques (primeiro rei português) lhe concedeu foral no século XII.
Segundo a tradição, esta pequena aldeia chamava-se antigamente Covelas e continha tantos veios de metais preciosos que os mais velhos brincam com o facto de as pessoas de Covelas atirarem ouro às cabras, pensando que estavam a atirar simples pedras.
Covelinhas alberga a Capela de Santo António, um importante local religioso, e a Feira Anual do Carneiro, uma referência às suas raízes pastoris, é um evento importante que atrai tanto os habitantes locais como os turistas.



















